Direito de nos tornarmos filhos de Deus
Direito de nos tornarmos filhos de Deus - João 3 - 16 / João 1 - 12,13
Célula dia: 01/04/2011
Antes que viesse a salvação e todos os benefícios que Deus preparou para nós, era preciso que o Filho de Deus morresse em lugar do pecador. E essa obra magnífica está resumida em um versículo, João 3:16, o qual apresenta não só a base para podermos nascer de novo, mas também a razão ou motivo de Deus: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".
Primeiro, vem a origem de tudo, que é Deus, e o seu modo que é o amor. "Deus amou". Então vem o objeto do seu amor: "o mundo", o que não significa o planeta Terra, e nem a sociedade que os homens criaram, mas simplesmente todas as pessoas que vivem neste mundo. Em seguida não nos é dito o quanto Deus amou, por não existir vocabulário humano para tanto, e é aí que o Espírito Santo inspirou o apóstolo João a dizer simplesmente que Deus amou "de tal maneira".
Deus não ficou apenas amando os seres humanos perdidos em seus pecados, mas ele tomou a iniciativa de entregar o que tinha de mais precioso, Jesus, seu Filho. Se entregar um filho já é uma medida extrema, imagine entregar um filho para salvar pecadores. E foi o que Deus fez. Ele nos amou de uma maneira indizível, ao ponto de entregar o Seu Filho Jesus para morrer para tirar os nossos pecados e ressuscitar para nossa justificação.
O evangelho em João 1-13 diz que os filhos de Deus "não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus". Isso mesmo, o novo nascimento, ou nascimento do alto, ou nascimento espiritual, é algo que Deus faz. É um grande engano achar que somos filhos de Deus por natureza. Deus nos deu o direito de nos tornarmos filhos dele se viermos a crer no nome de Jesus, e receber Jesus em nossos corações, conforme diz em em João 1-12 .
Embora o amor de Deus seja universal e o sacrifício de Cristo suficiente para salvar todos os homens, apenas alguns serão salvos. Deus fez sua parte com sua imensa misericórida a nós, no entanto só seremos filhos e teremos direito a salvação se tormarmos posse das palavras que Deus nos deixou, se viermos a ser praticante de seus ensinamentos buscando sabedoria em sua palavra.
Desejo a todos que Deus os abençoe grandemente, e que possa abrir seus olhos para essa passagem, deixando Jesus tomar conta de suas vidas ...
No amor de Cristo,
Samuel